Desafio Conexsus

Revista Globo Rural de Abril destaca produção sustentável na Amazônia

Conexsus participa da reportagem, com entrevista do diretor executivo Valmir Ortega e informações sobre negócios sustentáveis

A edição de abril da revista Globo Rural destacou na matéria de capa a produção sustentável na Amazônia. A reportagem traz trecho de entrevista com o diretor executivo da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, Valmir Ortega. A organização também contribuiu com informações sobre projetos e negócios sustentáveis.

A matéria faz um raio-x da produção na Amazônia, com um mapa de todos os negócios sustentáveis, fruto de parcerias entre produtores rurais e ambientalistas da Amazônia. Os projetos marcam o novo ciclo econômico do bioma.

Um dos projetos em destaque é o Reca (Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado), no distrito rural de Nova Califórnia, em Porto Velho (RO), que tem atuação da Conexsus. No Reca, pequenos produtores associados cultivam frutos amazônicos em sistemas agroflorestais (SAFs) e realizam também o beneficiamento dos produtos, com apoio do Projeto Carbono, da empresa de cosméticos Natura, que visa reduzir o desmatamento na região. A combinação do manejo florestal sustentável e do extrativismo resulta em um negócio com responsabilidade social e ambiental.

Conforme trecho da reportagem, “atualmente, além de receber pelo volume de cupuaçu e outros produtos beneficiados na unidade agroindustrial do Reca, os cooperados ganham também um repartição anual de benefícios calculada após a venda dos cosméticos pela empresa. O pagamento por desmatamento evitado, que os produtores apelidaram de seu 13o, passou a ser a terceira renda anual deles junto à Natura.

O projeto tem assistência técnica do Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e é consequência do compromisso assumido pela Natura, em 2007, de se tornar uma empresa carbono neutro, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia produtiva. Em dez anos, diz a empresa, foram contratados 35 projetos ambientais, sendo 12 de restauro florestal e implementação de SAFs e cinco de conservação florestal.

“Com o sucesso dessas iniciativas, começamos a pensar, então, em trabalhar um modelo de compensação direta das emissões de gases com nossos fornecedores da Amazônia”, conta Talia Bonfante, bióloga e coordenadora de sustentabilidade da companhia, que compra insumos tambémde outras 24 cooperativas de pequenos agricultores da Amazônia.”

Foto da matéria “A nova economia da floresta”, edição de abril de 2018 da revista Globo Rural. Crédito: Marcelo Curia

Comentário do editor

Ouça o CBN Agronegócios com Bruno Blecher, diretor de redação da revista Globo Rural, sobre o tema.

Também vale conferir

A edição traz uma entrevista com o americano Ron Filey, que fala sobre como a agricultura urbana pode mudar o ambiente e melhorar a vida das pessoas. Finley defende que não é razoável que a população urbana tenha opções de fast-foodtão próximas de suas casas, enquanto precisam se deslocar para longe quando querem frutas mais saudáveis, orgânicas. O americano quase foi preso por ter plantado uma horta na porta de casa.

A edição de abril da revista Globo Rural pode ser acessada pelo aplicativo Globo Play e no serviço de assinatura Globo Mais.