Desafio Conexsus

Mapa do Desafio
Conexsus

Conheça dados das cooperativas e associações de produtores das cadeias de alimentação saudável e sustentável, agrofloresta e extrativismo no Brasil

Acesse o mapa

Jornada de Aceleração
do Desafio Conexsus

21 organizações foram selecionadas para participar da iniciativa, parte do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis

Saiba mais

Oficinas de Negócios Comunitários Sustentáveis

Realizamos 13 oficinas durante 2018 para conhecer mais as organizações mapeadas em todo o Brasil

Saiba mais

Mapa de negócios comunitários sustentáveis

Rede Desafio Conexus

Oportunidades

Notícias

Agenda

Parceiros

Realização
  • Conexsus: Somos uma equipe descentralizada e dinâmica de empreendedores sociais e planejadores regionais que trabalham para dinamizar o ecossistema de negócios sustentáveis no Brasil, especialmente na Amazônia.

Parceiros Estratégicos
  • Good Energies: Na Good Energies Foundation, acreditamos que reverter as mudanças climáticas e aliviar a pobreza andam de mãos dadas.

  • Pão de Açúcar / Instituto GPA: Tem como propósito contribuir com o despertar da empatia e da consciência individual e coletiva, provocando transformações sociais. Para isso, oferecemos oportunidades que ampliam as possibilidades das pessoas irem ao encontro de sua vocação e incentiva ações de mobilização social.

  • ipemoore01: Desenvolver e disseminar modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis são os nossos objetivos.

  • A parceria da Conexsus com o Fundo Vale tem foco na indução de negócios de base comunitária, estruturação de cadeias de valor sustentáveis e promoção de arranjos inovadores – Empresas-Comunidade. O Fundo Vale foi criado em 2009 com o objetivo de conectar instituições e iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável. Desde então, foram apoiadas mais de 45 iniciativas em seis estados brasileiros. Suas ações buscam a incidência em temas como o fortalecimento da sociedade civil, mecanismos de governança, nova economia, ordenamento territorial, políticas publicas e geração e disseminação de conhecimentos.

    Fundo Vale: Uuma equipe descentralizada e dinâmica de empreendedores sociais e planejadores regionais que trabalham para dinamizar o ecossistema de negócios sustentáveis no Brasil, especialmente na Amazônia.

  • A Fundação Certi é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que promove soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. A Certi é parceira da Conexsus para a promoção de negócios sustentáveis e a criação de instrumentos financeiros no Brasil, Peru e Colômbia. Trabalhamos para o desenvolvimento de um arranjo de inovação e fomento à negócios sustentáveis na Amazônia Legal. Nossa primeira ação conjunta é a incubação de novos modelos de negócios e o desenvolvimento de produtos e mercados para a Central do Cerrado – organização que reúne 22 cooperativas singulares na região da Amazônia, Cerrado e Pantanal.

    Fundação Certi: Organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que promove soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.

  • Giz: Atua com foco nas energias renováveis e na eficiência energética, bem como na proteção e no uso sustentável das florestas tropicais. Temas como o desenvolvimento urbano sustentável, oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima e implantação de programas regionais e globais também fazem parte da sua linha de atuação.

  • CLUA: Se constrói com base em estratégias como criar uma resposta global às mudanças climáticas, que só será bem-sucedida com reduções significativas do desmatamento e da degradação florestal, além do ape erfeiçoamento das práticas agrícolas.

  • UNICAFES: Representa nacionalmente as cooperativas de agricultores e agricultoras familiares, visando o desenvolvimento sustentável nas ações de apoio para os associados.

  • Semente Negócios: Acredita no empreendedorismo inovador e de impacto como motor de desenvolvimento.

Parceiros Cocriadores
  • APACO: Visa estimular e assessorar o desenvolvimento da agricultura de grupo na região Oeste de Santa Catarina.

  • Central da Caatinga: Reúne cooperativas e grupos que trabalham com produtos do extrativismo sustentável da caatinga, uma proposta de convivência com o semiárido.

  • Central do Cerrado: Funciona como uma ponte entre produtores comunitários e consumidores, com o fornecimento de produtos para restaurantes, empórios e pequenos mercados, além de atender a eventos e realizar vendas pela internet.

  • CNS: Sua grande estratégia para garantir o modo de vida e seu meio de procução é pela criação de territórios de uso comum.

  • Confrem: Promove o contato entre as 22 reservas extrativistas espalhadas pelo país e tem como missão desenvolver, articular e implementar estratégias visando o reconhecimento e a garantia de meios de vida e produção sustentável nos territórios extrativistas tradicionais costeiros e marinhos.

  • Contag: Reúne 27 federações, milhares de sindicatos e luta por milhões de homens e mulheres do campo e da floresta, de agricultores familiares a quilombolas e pescadores artesanais.

  • COOMAFITT: Busca promover o desenvolvimento socioeconômico de mais de 200 famílias de agricultores de cidades do Rio Grande do Sul por meio do comércio justo de alimentos de qualidade com respeito às pessoas e ao meio ambiente.

  • Ecoa: Busca estabelecer um espaço de reflexão, debates, formulações e também desenvolver projetos e políticas públicas para a conservação ambiental e a sustentabilidade, tanto no meio rural como no urbano.

  • Entrenós: Dedicada a desenvolver e gerir iniciativas para o bem-comum, atua com governos, empresas e organizações da sociedade civil para garantir a otimização de recursos e o alto impacto social.

  • IABS: Fomenta atividades que contribuam para o bem estar social, o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades.

  • ICMBio: Tem como missão proteger o patrimônio natural brasileiro e promover o desenvolvimento socioambiental.

  • ICV: Consiste em construir soluções compartilhadas de sustentabilidade para o uso da terra e dos recursos naturais.

  • IDESAM: Promove a valorização e o uso sustentável de recursos naturais na Amazônia como alternativa para a conservação ambiental, o desenvolvimento social e a mitigação das mudanças climáticas.

  • IDESC: Desenvolve estudos, pesquisas e projetos para promover a qualidade de vida no local, visando o desenvolvimento sustentável.

  • IEB: Promove a interação e intercâmbio entre organizações da sociedade civil, associações comunitárias, instâncias de governo e do setor privado, incorporando os saberes de parceiros, das diferentes culturas e do conhecimento tradicional e popular em sua atuação.

  • Imaflora: Trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário.

  • Imazon: Tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação ampla de informações e formação profissional.

  • Instituto Peabiru: Busca facilitar processos de fortalecimento da organização social e da valorização da sociobiodiversidade, especialmente para que as populações extrativistas e os agricultores familiares da Amazônia sejam protagonistas de sua realidade.

  • Instituto Socioambiental: atua regional e nacionalmente para defender povos indígenas, comunidades tradicionais, direitos humanos e patrimônio cultural, valorizando a diversidade socioambiental do Brasil.

  • Instituto Terroá: Busca Apoiar e facilitar processos participativos para a criação de soluções integradas que promovam o desenvolvimento sustentável, por meio de eixos como o desenvolvimento territorial, comunitário, humano e social e a unicidade.

  • IPAM: Tem como propósito consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente.

  • ISPN: Busca valorizar e fortalecer iniciativas no campo técnico e político que aliam conservação do meio ambiente, uso sustentável da biodiversidade e geração de renda no meio rural, com respeito e protagonismo dos agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais.

  • Pacto das Águas: Atua na construção de alternativas de geração de renda mais sustentáveis e na gestão ambiental em Terras Indígenas e Reservas Extrativistas, tendo como principal estratégia a estruturação das cadeias de produtos da sociobiodiversidade, sendo a da castanha do Brasil uma cadeia produtiva estruturante.

  • Sentinelas da Floresta: Sua proposta é unir quatro povos indígenas, quatro associações e uma cooperativa com o objetivo de valorizar o potencial da comercialização dos produtos do extrativismo e da agricultura familiar.