Desafio Conexsus

Autonomia e empoderamento são centrais no Encontro de Mulheres Rurais do Mercosul

Evento será realizado em Medianeira (PR), com a participação de representantes de seis países e de organizações como a Conesxus

Proporcionar o debate sobre a autonomia econômica das mulheres rurais, com o cooperativismo solidário como instrumento, e a integração regional por meio do intercâmbio de experiências e diálogo sobre políticas públicas e desenvolvimento rural e de gênero são alguns dos objetivos do Encontro de Mulheres Rurais do Mercosul. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro em Medianeira (PR), com a participação da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis.

São esperadas 1.500 trabalhadoras rurais e cooperativistas de países como Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia. O empoderamento dessas mulheres – e suas autonomias participativa, econômica e física – é não apenas o centro do evento como uma proposta de centro da agenda política da região. Além da reunião com lideranças da área de todo o Mercosul para troca de experiências, haverá a comemoração do Dia da Mulher Trabalhadora Rural, no dia 19, com feira de produtos, mostra de tecnologias alternativas para produção, informações sobre a violência contra a mulher rural e sobre a campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direitos.

A experiência da Conexsus com o mapeamento e as oficinas do Desafio Conexsus, que abrangeu empreendimentos comunitários em todo o país – muitos deles formados e dirigidos por mulheres – será compartilhada em uma oficina no segundo dia do evento. A atividade será realizada em conjunto com a Moeda, startup que desenvolve uma plataforma de bitcoin social. O assunto será negócios sustentáveis e inovação.

A proposta do evento foi discutida inicialmente no Encontro Preparatório da Agenda de Cooperativas, Agricultura Familiar e Associativismo do MERCOSUR, realizado pela Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF) e pela Reunião Especializada de Cooperativas (RECM) em março de 2018, no Paraguai. Desde então, a REAF e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) têm discutido o formato ideal para o encontro. Medianeira foi escolhida pela proximidade com a tríplice fronteira, para maior integração entre os países do Mercosul, fortalecimento da agenda de gênero da região e a inserção no Decênio da Agricultura Familiar.

O caráter inovador do evento não está apenas na integração das Reuniões Especializadas, mas também na articulação das agendas das Comissões de Equidade de Gênero, Juventude e Comércio da REAF e sua articulação com as agendas da Unicafes e de outros organismos regionais e internacionais. Os temas cooperativismo e juventude são os dois eixos orientadores dos trabalhos da XXIX REAF sob a presidência pro tempore do Uruguai no Mercosul.

Serviço

Encontro das Mulheres Rurais do Mercosul

Data: 18 e 19 de outubro de 2018

Local: Medianeira (PR)

Informações: https://mulheresruraisbr.tumblr.com/