Desafio Conexsus

Encontro Conexsus traz balanço e aprendizado do Desafio Conexsus

Evento contou com a participação de parceiros e representantes dos negócios comunitários engajados no Desafio

No final de novembro, o "Encontro Conexsus: ativando o ecossistema de negócios comunitários +sustentáveis" reuniu uma rede de parceiros e negócios comunitários engajados no Desafio Conexsus em um encontro para conversar sobre as estratégias e aprendizados do ciclo de desenvolvimento 2018-2019. A partir de diversas ações, projetos e laboratórios executados ao longo de mais de 18 meses, foi possível identificar direções para o futuro dos negócios comunitários de impacto socioambiental e seu papel central no ecossistema de negócios sustentáveis no país.

Para o diretor da Conexsus, Valmir Ortega, fortalecer as cooperativas e associações é peça fundamental para que os negócios sustentáveis tragam, de fato, desenvolvimento regional. "Se as cooperativas e associações não se fortalecerem para atender a demanda crescente por negócios sustentáveis, estes negócios vão acontecer sem elas, e não é esse o impacto que queremos. Temos que ser capazes de conectar todos os elementos dentro do ecossistema."

Em dois anos de trabalho intenso para conectar e fortalecer todos os elos do ecossistema de negócios comunitários, a Conexsus estruturou três pilares de atuação: a modelagem de negócios para as organizações de base, acesso a mercado e acesso a crédito e financiamento.

“Nossa estratégia é olhar o ecossistema de forma integrada e atuar em pontos estratégicos, de forma pragmática, testando as soluções juntos”, aponta a diretora de Operações da Conexsus, Carina Pimenta. “A ideia é fazer disso a plataforma de ativação do ecossistema", completa.

A pressão que o mercado vem recebendo para disponibilizar produtos mais sustentáveis é um fator que vai ajudar no crescimento da demanda por produtos e serviços mais sustentáveis. Por isso, este é o momento ideal para as cadeias da biodiversidade e da agricultura familiar se prepararem para atender este mercado emergente.

O encontro aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, em São Paulo, e reuniu mais de 80 pessoas da Rede Conexsus, parceiros e lideranças das associações produtivas e cooperativas.

Tenha acesso ao relatório completo do Encontro Conexsus clicando aqui.

 

Desafio Conexsus
O Desafio Conexsus foi implementado por meio de um conjunto de iniciativas estruturadas para qualificar os conhecimentos sobre o ecossistema dos negócios comunitários de impacto socioambiental no Brasil, ao longo de 2018 e 2019. Representa o primeiro esforço de porte da Conexsus para identificar e apoiar oportunidades diferenciadas para o desenvolvimento e crescimento deste ecossistema, combinando investimentos filantrópicos e reembolsáveis.

O Desafio posicionou o conceito dos negócios comunitários de impacto socioambiental e confirmou a pertinência e conexão do tripé modelagem de negócios, comercialização e finanças. Temas como inovação e tecnologias se mostrou representam demandas complementares.

As iniciativas do Desafio promoveram contato e intercâmbio entre as organizações e aproximação com empresas e agentes financeiros. A Conexsus vai seguir como articulador entre os elos do ecossistema, buscando intermediar soluções inovadoras e desenvolvidas em rede a partir de novos arranjos com organizações de apoio, agentes do mercado, financiadores e investidores e instituições acadêmicas e de pesquisa.