Desafio Conexsus

Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis

Nova etapa do Desafio Conexsus em 2019

Foto: Oficina Manaus

O Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis está previsto para o primeiro semestre de 2019, após o mapeamento dos negócios comunitários sustentáveis, oficinas regionais, visitas de campo e entrevistas realizadas pelo Desafio Conexsus. O Ciclo contará com uma sequência de iniciativas de construção conjunta de soluções para 70 organizações. Ele prevê oficinas de modelagem de negócios, uma jornada de aceleração e laboratórios de finanças e de comercialização.

As oficinas de modelagem de negócios terão foco no desenho de modelos de negócio para associações e cooperativas, bem como seções remotas de assessoria técnica. O objetivo é fazer com que as organizações tenham posicionamento mais estratégico nas cadeias produtivas em que estão inseridas.

A jornada de aceleração é composta por oficinas presenciais, seminários e consultoria à distância, aplicando os conhecimentos em gestão, comercialização e acesso a recursos financeiros às atividades dos negócios participantes.

Dois laboratórios também compõem o Ciclo. O Laboratório de Finanças servirá para elaborar protótipos financeiros adequados à realidade dos empreendimentos, com a aproximação de agentes financeiros que possuem linhas de crédito e financiamento especiais. Com base nisso, poderão ser compostos novos instrumentos de geração de recurso, fundindo investimentos e abrindo espaço para financiamentos híbridos.

O Laboratório de Comercialização busca, por meio de encontros presenciais ou virtuais, compor novos arranjos nesse quesito, privilegiando ações entre negócios comunitários, potenciais fornecedores, empresas e compradores.

Etapas anteriores

O Desafio Conexsus foi lançado em maio de 2018, com a coleta de diversas informações sobre organizações comunitárias, como cooperativas e associações de produtores, que atuam em cadeias produtivas rurais e contribuem para a preservação da sociobiodiversidade e para o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades – os chamados negócios comunitários sustentáveis.

O Desafio iniciou com o mapeamento dessas organizações, realizado a partir de um formulário online, com a mobilização e contribuição de diversos parceiros. O mapeamento permanece aberto.

Entre os meses de julho e outubro, o Desafio realizou 13 oficinas em todo o país – sete delas na região amazônica – com a participação de 260 representantes de cooperativas, associações e outras organizações ligadas à agricultura familiar, agroecologia, agrofloresta e aos povos e comunidades tradicionais. Mais de 60 parceiros do Desafio Conexsus e outros apoiadores das organizações estiveram presentes, além de outros 30 apoiadores.

Em seguida foi organizada uma análise mais detalhada dos negócios comunitários sustentáveis, a partir de entrevistas e visitas de campo, que iniciaram em outubro e terminaram no final de novembro.

Em breve, serão divulgadas as 70 organizações que participam do Ciclo de Desenvolvimento em 2019.