Desafio Conexsus

Lab SAF: rede de cooperação técnica entre módulos agroflorestais

Promover intercâmbio entre módulos demonstrativos em busca de engajamento entre instituições de pesquisa, empresas e investidores para a escalabilidade

Foto: Júnior Fragoso

Foto: Júnior Fragoso

O Lab SAF – Laboratório de Inovação Aberta em Sistemas Agroflorestais une tecnologia agroflorestal, modelos de investimento e arranjos sociais com organizações locais no desenvolvimento de, inicialmente, sete módulos-demonstrativos em diferentes regiões brasileiras. O Laboratório é desenvolvido pela Conexsus em parceria com Fundo Vale, Fundação Certi e Kaeté Investimentos.

A base para o projeto é experimentar arranjos de investimento e desenvolver modelos de integração e parceria com agricultores familiares e extrativistas, com foco em impactos socioambientais relevantes. A partir desses testes de viabilidade, produtividade e atratividades dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), o Laboratório pretende compartilhar os aprendizados e conhecimento gerado para replicar os modelos em maior escala.

A iniciativa demonstra o poder de geração de renda para agricultores familiares, com modelos de investimentos adequados e desenvolvimento de mercado para produtos. “Pretendemos atingir escalabilidade ao mostrar que esses arranjos são lucrativos tanto para os produtores quanto para os parceiros envolvidos, se houver cooperação e investimento”, explica o diretor-executivo Valmir Ortega.

Em comum, as localidades escolhidas têm a presença de pequenos produtores – em sua maioria fomentados por associações e organizações locais – e a necessidade de aliar a produção agrícola convencional (muitas vezes combinada com a pecuária) com a agroecologia, a fim de manter ou recuperar a floresta e ampliar a renda dos produtores. A parceria rural, base para o projeto, é um modelo para aceleração da transferência de tecnologia e capacitação técnica. Ao mesmo tempo, pode ser um protótipo também para redução de custos e valorização da mão-de-obra familiar.

Outro resultado esperado importante é a criação de arranjos de financiamento acessíveis a pequenos e médios agricultores, bem como a mobilização de fontes de diferentes modalidades, como doações, investimentos de impacto e crédito público e privado, conforme o que for mais adequado à realidade de cada caso.