Desafio Conexsus

Laboratório de Investimentos da Conexsus para negócios de impacto socioambiental

Desenvolvimento de novos formatos de acesso a investimentos é o foco do laboratório

O Laboratório de Investimento – Negócios de Impacto Socioambiental, da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, busca criar novas experiências e modelos de aplicação de capital a empreendimentos inovadores e que estejam envolvidos nas cadeias produtivas da biodiversidade. Além disso, novas formas de captar recursos e a criação de fundos de investimento em iniciativas produtivas de impacto socioambiental também estão entre as propostas da iniciativa.

Os primeiros investimentos dentro do laboratório foram realizados em 2018. O intuito é que essas primeiras experiências sejam aprendizados para construção de um fundo mais amplo, de acordo com a diretora de operações da Conexsus, Carina Pimenta. “O recurso capitalizado para o laboratório visa um horizonte de investimento em diferentes organizações por cerca de três anos”, detalha.

O foco dos investimentos serão não apenas associações e cooperativas de produtores, mas também empresas e microempresas sociais que geram impacto para comunidades e para o meio ambiente.

É essencial para esse arranjo a longo prazo o mapeamento desenvolvido pelo Desafio Conexsus também em 2018, pois a partir dele foram identificados os possíveis beneficiários para os investimentos de impacto socioambiental. Além disso, foram realizados diagnósticos com o objetivo de gerar conhecimento para que esses formatos de investimento possam ser replicados de maneira adequada e em maior escala no futuro.

A injeção do recurso e seu uso serão modelados conforme a necessidade de cada negócio. O alvo são os negócios socioambientais que geram – e podem gerar ainda mais – impacto, em especial no meio rural e nas organizações da base comunitária, com foco na conservação de ecossistemas ameaçados. “O intuito é sempre ampliar o impacto que esses negócios já comprovaram que geram”, explica o diretor-executivo da Conexsus, Valmir Ortega.

A Conexsus informará sobre novas chamadas de negócios para empreendimentos e empresas interessadas em participar do laboratório.

Histórico

O Laboratório de Investimento da Conexsus foi lançado em novembro de 2018, durante o I Fórum sobre Investimentos e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA). Coordenado pelo Idesam​, parceiro da  Conexsus,– o Fórum foi organizado pela PPA, que tem como missão liderar a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável na Amazônia junto a empresas e o setor privado. Os empreendimentos selecionados foram convocados, analisados e selecionados em conjunto para receber co-investimentos. A coordenação executiva da plataforma é composta por USAID, CIAT e Idesam. Junto à PPA, são co-organizadores o Impact Hub Manaus e a NESsT, além dos demais parceiros e patrocinadores.

Na ocasião, foram concretizados os primeiros dois investimentos concretos da Conexsus. As iniciativas escolhidas foram a Manioca – Sabores da Amazônia, que produz alimentos com ingredientes amazônicos de forma natural e artesanal e pratica o Comércio Justo; e o Néctar da Amazônia, do Instituto Peabiru, que une a geração de renda local para famílias de agricultores familiares – em especial mulheres – com a conservação da biodiversidade por meio da produção de mel de abelhas nativas.