Desafio Conexsus

Você tem alguma dúvida?

Nós respondemos a seguir as perguntas mais comuns.
Se não encontrar a resposta que procura, entre em contato pelo formulário.

O cadastro já terminou?

As cooperativas, associações de produtores e outros negócios comunitários sustentáveis que se enquadram no perfil do Desafio Conexsus ainda podem se cadastrar para aparecer no Mapa e participar do Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis. A partir do cadastro, poderão também participar de outras oportunidades futuras.

Porém, as organizações que se cadastraram até o dia 30 de julho poderão ser convidadas a participar das oficinas regionais e visitas técnicas que serão realizadas de agosto a setembro de 2018. Poderão também participar, a partir de outubro, do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis.

Como saber se o meu cadastro deu certo?

As informações básicas sobre a organização cadastrada ficarão disponíveis para o público no Mapa do Desafio Conexsus. Pode levar até dois dias úteis para que elas apareçam no mapa.

Para consultar, vá até o painel do lado esquerdo do mapa. Na faixa vermelha, onde está escrito "Desafio Conexsus", clique sobre a lupa que está no canto direito e digite o nome da organização que foi cadastrada para buscá-la.

Veja na imagem a seguir:

Como funciona?
  1. Cadastre a organização ou negócio comunitário que você faz parte ou deseja indicar na plataforma online no site do Desafio: www.desafioconexsus.org. Será necessário fornecer algumas informações sobre a organização, mas é rápido, levará no máximo 10 minutos. Se precisar de ajuda, consulte a seção Dúvidas no site, ou envie um e-mail para contato@conexsus.org; nosso telefone é (91) 3038 8821.
  2. As informações básicas sobre a organização – o que é, onde está e o que produz – ficarão disponíveis no Mapa do Desafio Conexsus, aberto para consulta pública. As demais informações fornecidas terão acesso restrito e serão apenas utilizadas pela equipe da Conexsus para avaliação e estudos. Os dados farão parte do Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis, também disponível para consulta no site do Desafio.
  3. As organizações cadastradas poderão ser convidadas a participar de oficinas locais de negócios. Também vamos realizar visitas técnicas a algumas organizações para conhecê-las melhor e avaliar se têm perfil adequado para participar da etapa de apoio e desenvolvimento de soluções.
  4. Um grupo de, no mínimo, 70 organizações será selecionado para participar das atividades do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis, que são oficinas de modelagem de negócios, uma jornada de aceleração, laboratórios de soluções de comercialização e mercado, de acesso a crédito e novos instrumentos financeiros.
Como participar?

Se você faz parte de uma organização ou negócio comunitário​

  1. Cadastre-o no site do Desafio Conexsus 2018 para participar do Mapa e Panorama do Desafio
  2. Preencha todos os questionários para que seja analisado, com a possibilidade de ter acesso às oficinas e ao Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis
  3. Indique quais tipos de apoio o negócio precisa.

Clique aqui para cadastrar

Se você faz parte do ecossistema de negócios sustentáveis

O Desafio Conexsus foi criado em parceria com organizações de apoio ao desenvolvimento socioambiental e empresas que investem em sustentabilidade.

Torne-se um parceiro cocriador desta iniciativa

Cadastre ou indique negócios comunitários sustentáveis:

Clique aqui para cadastrar ou clique aqui para indicar

Como realizar o cadastro?

Clique aqui para cadastrar e preencha as questões solicitadas. Ao final você receberá uma mensagem confirmando o cadastro.

Por que participar?

Queremos impulsionar o ecossistema de negócios sustentáveis no Brasil com soluções customizadas para acesso e desenvolvimento de mercados, criação de novos instrumentos financeiros e cadeias produtivas mais sustentáveis. As organizações e negócios comunitários sustentáveis participantes terão visibilidade no Mapa e Panorama do Desafio Conexsus e poderão participar de oficinas, visitas técnicas e do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis.

Quem pode participar?

Organizações e negócios comunitários em todo o Brasil, como associações e cooperativas. Teremos busca mais ativa na Amazônia e em áreas protegidas de uso sustentável.

O perfil é de negócios comunitários, como cooperativas, associações de produtores e empresas familiares que atuam em cadeias:

  • da alimentação saudável e sustentável
  • agroflorestais sustentáveis
  • da sociobiodiversidade e extrativismo
  • da pesca artesanal sustentável
  • do manejo florestal comunitário
  • do turismo de base comunitária
Quais são as etapas do Desafio Conexsus?
  1. Cadastro no Mapa e Panorama do Desafio Conexsus
    O prazo para cadastro foi prorrogado até 30 de julho!
  1. Oficinas, visitas técnicas e análise das organizações cadastradas
    Junho a setembro
  1. Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis
    Outubro 2018 a abril 2019
O que é o Mapa e o Panorama do Desafio Conexsus?

Vamos mapear e elaborar um panorama das organizações e negócios comunitários que atuam na base das cadeias produtivas de impacto socioambiental, em todo Brasil. O mapa e o panorama são online e abertos ao público. Nosso objetivo é coletar dados, analisar e oferecer uma base de informações sobre onde estão estes negócios, o que produzem, que tamanho têm e em quais cadeias atuam e comercializam seus produtos.

Buscamos empreendimentos que contribuem para a economia de baixo carbono, em todo o país. Mas teremos uma busca mais ativa na Amazônia e nas áreas protegidas de uso sustentável. O perfil é de organizações e negócios comunitários que atuam em cadeias da alimentação saudável e sustentável; agrofloresta sustentável; sociobiodiversidade e extrativismo; pesca artesanal sustentável e manejo florestal comunitário. Saiba mais.

Como é a etapa de oficinas, visitas técnicas e análise das organizações cadastradas?

Com os dados coletados no Mapa e Panorama do Desafio, vamos realizar oficinas e análises para conhecer um pouco mais as organizações e negócios comunitários, principalmente com relação à maturidade organizacional, ao potencial de crescimento econômico e à contribuição para a resiliência dos territórios.

Vamos agrupar os negócios com desafios semelhantes e avaliar se têm perfil adequado para participar da etapa seguinte, de apoio e desenvolvimento de soluções voltadas aos principais gargalos que enfrentam hoje – como as dificuldades de acesso ao mercado, ao crédito e de formatação de modelos de negócios adequados.

O que é o Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis?

Cocriado em conjunto com um grupo amplo e diverso de parceiros, como empresas, instituições de pesquisa, organizações socioambientais e organizações de apoio, o Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis vai potencializar, no mínimo, 70 negócios comunitários sustentáveis. Outras iniciativas poderão ainda ser desenvolvidas junto aos parceiros ao longo do processo e abranger mais negócios.

O Ciclo prevê atualmente as seguintes atividades:

Jornada de Aceleração
Imersão de seis meses para estruturar um modelo de crescimento e escala para 20 negócios comunitários, com encontros presenciais de capacitação e com mentoria de financiadores e representantes de empresas que atuam com produtos sustentáveis, além de assessoria individualizada para resolver gargalos jurídicos e de gestão.

Oficinas de Modelagem de Negócios Sustentáveis
Encontros locais para a estruturação de 30 negócios comunitários sustentáveis de menor porte, para que possam ter um posicionamento mais estratégico nas cadeias produtivas em que estão inseridos.

Laboratório de Soluções de Acesso ao Mercado
Laboratório que busca compor novos arranjos de comercialização entre negócios comunitários, empresas e compradores. A solução contará com um grupo de dez empresas, dispostas a ampliar a compra de produtos da sociobiodiversidade, e com grupos de negócios comunitários, dispostos a acessar e desenvolver esses novos mercados.

Laboratório de Crédito e Soluções Financeiras
Laboratório para elaborar e desenvolver protótipos financeiros adequados à realidade dos empreendimentos, com a aproximação de agentes financeiros que possuem linhas de crédito e financiamento e que poderão compor novos instrumentos, adequados à realidade dos empreendimentos. A solução deve beneficiar dez negócios comunitários.

Quem realiza o Desafio Conexsus 2018?

A Conexsus - Instituto Conexões Sustentáveis - é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) que visa acelerar a transição para a economia de baixo carbono e fortalecer a resiliência territorial, a partir do desenvolvimento de negócios sustentáveis no Brasil e em países prioritários da agenda climática global. Nós trabalhamos com o desenvolvimento de um sistema de financiamento híbrido para cadeias produtivas resilientes e a estruturação de modelos produtivos de baixo carbono, baseados em comunidades e no engajamento de múltiplos atores da sociedade civil, setor privado, academia e governos.

A Conexsus tem escritórios em Belém (PA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e associados nos EUA e na Europa.

Contato: www.conexsus.org | contato@conexsus.org | Tel: +55 91 3456-7890

Deixe aqui sua pergunta:

www.conexsus.org

contato@conexsus.org

(91) 3038 8821

Rua Ângelo Custódio, 728

Belém-PA / Brasil / 66020-710