Desafio Conexsus

Você tem alguma dúvida?

Nós respondemos a seguir as perguntas mais comuns.
Se não encontrar a resposta que procura, entre em contato pelo formulário.

Como funciona?
  1. Cadastre a organização ou negócio comunitário que você faz parte ou deseja indicar na plataforma online no site do Desafio: www.desafioconexsus.org. Será necessário fornecer algumas informações sobre a organização, mas é rápido, levará no máximo 10 minutos. Se precisar de ajuda, consulte a seção Dúvidas no site, ou envie um e-mail para contato@conexsus.org; nosso telefone é (91) 3038 8821.
  2. As informações básicas sobre a organização – o que é, onde está e o que produz – ficarão disponíveis no Mapa do Desafio Conexsus, aberto para consulta pública. As demais informações fornecidas terão acesso restrito e serão apenas utilizadas pela equipe da Conexsus para avaliação e estudos. Os dados farão parte do Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis, também disponível para consulta no site do Desafio.
  3. As organizações cadastradas poderão ser convidadas a participar de oficinas locais de negócios. Também vamos realizar visitas técnicas a algumas organizações para conhecê-las melhor e avaliar se têm perfil adequado para participar da etapa de apoio e desenvolvimento de soluções.
  4. Um grupo de, no mínimo, 70 organizações será selecionado para participar das atividades do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis, que são oficinas de modelagem de negócios, uma jornada de aceleração, laboratórios de soluções de comercialização e mercado, de acesso a crédito e novos instrumentos financeiros.
Como participar?

Se você faz parte de uma organização ou negócio comunitário​

  1. Cadastre-o no site do Desafio Conexsus 2018 para participar do Mapa e Panorama do Desafio
  2. Preencha todos os questionários para que seja analisado, com a possibilidade de ter acesso às oficinas e ao Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis
  3. Indique quais tipos de apoio o negócio precisa.

Clique aqui para cadastrar

Se você faz parte do ecossistema de negócios sustentáveis

O Desafio Conexsus foi criado em parceria com organizações de apoio ao desenvolvimento socioambiental e empresas que investem em sustentabilidade.

Torne-se um parceiro cocriador desta iniciativa

Cadastre ou indique negócios comunitários sustentáveis:

Clique aqui para cadastrar ou clique aqui para indicar

Como realizar o cadastro?

Clique aqui para cadastrar e preencha as questões solicitadas. Ao final você receberá uma mensagem confirmando o cadastro.

Por que participar?

Queremos impulsionar o ecossistema de negócios sustentáveis no Brasil com soluções customizadas para acesso e desenvolvimento de mercados, criação de novos instrumentos financeiros e cadeias produtivas mais sustentáveis. As organizações e negócios comunitários sustentáveis participantes terão visibilidade no Mapa e Panorama do Desafio Conexsus e poderão participar de oficinas, visitas técnicas e do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis.

Quem pode participar?

Organizações e negócios comunitários em todo o Brasil, como associações e cooperativas. Teremos busca mais ativa na Amazônia e em áreas protegidas de uso sustentável.

O perfil é de negócios comunitários, como cooperativas, associações de produtores e empresas familiares que atuam em cadeias:

  • da alimentação saudável e sustentável
  • agroflorestais sustentáveis
  • da sociobiodiversidade e extrativismo
  • da pesca artesanal sustentável
  • do manejo florestal comunitário
  • do turismo de base comunitária
Quais são as etapas do Desafio Conexsus?
  1. Cadastro no Mapa e Panorama do Desafio Conexsus
    O prazo para cadastro foi prorrogado até 30 de julho!
  1. Oficinas, visitas técnicas e análise das organizações cadastradas
    Junho a setembro
  1. Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis
    Outubro 2018 a abril 2019
Como é a etapa de oficinas, visitas técnicas e análise das organizações cadastradas?

Com os dados coletados no Mapa e Panorama do Desafio, vamos realizar oficinas e análises para conhecer um pouco mais as organizações e negócios comunitários, principalmente com relação à maturidade organizacional, ao potencial de crescimento econômico e à contribuição para a resiliência dos territórios.

Vamos agrupar os negócios com desafios semelhantes e avaliar se têm perfil adequado para participar da etapa seguinte, de apoio e desenvolvimento de soluções voltadas aos principais gargalos que enfrentam hoje – como as dificuldades de acesso ao mercado, ao crédito e de formatação de modelos de negócios adequados.

O que é o Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis?

Cocriado em conjunto com um grupo amplo e diverso de parceiros, como empresas, instituições de pesquisa, organizações socioambientais e organizações de apoio, o Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis vai potencializar, no mínimo, 70 negócios comunitários sustentáveis. Outras iniciativas poderão ainda ser desenvolvidas junto aos parceiros ao longo do processo e abranger mais negócios.

O Ciclo prevê atualmente as seguintes atividades:

Jornada de Aceleração
Imersão de seis meses para estruturar um modelo de crescimento e escala para 20 negócios comunitários, com encontros presenciais de capacitação e com mentoria de financiadores e representantes de empresas que atuam com produtos sustentáveis, além de assessoria individualizada para resolver gargalos jurídicos e de gestão.

Oficinas de Modelagem de Negócios Sustentáveis
Encontros locais para a estruturação de 30 negócios comunitários sustentáveis de menor porte, para que possam ter um posicionamento mais estratégico nas cadeias produtivas em que estão inseridos.

Laboratório de Soluções de Acesso ao Mercado
Laboratório que busca compor novos arranjos de comercialização entre negócios comunitários, empresas e compradores. A solução contará com um grupo de dez empresas, dispostas a ampliar a compra de produtos da sociobiodiversidade, e com grupos de negócios comunitários, dispostos a acessar e desenvolver esses novos mercados.

Laboratório de Crédito e Soluções Financeiras
Laboratório para elaborar e desenvolver protótipos financeiros adequados à realidade dos empreendimentos, com a aproximação de agentes financeiros que possuem linhas de crédito e financiamento e que poderão compor novos instrumentos, adequados à realidade dos empreendimentos. A solução deve beneficiar dez negócios comunitários.

Quem realiza o Desafio Conexsus 2018?

A Conexsus - Instituto Conexões Sustentáveis - é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) que visa acelerar a transição para a economia de baixo carbono e fortalecer a resiliência territorial, a partir do desenvolvimento de negócios sustentáveis no Brasil e em países prioritários da agenda climática global. Nós trabalhamos com o desenvolvimento de um sistema de financiamento híbrido para cadeias produtivas resilientes e a estruturação de modelos produtivos de baixo carbono, baseados em comunidades e no engajamento de múltiplos atores da sociedade civil, setor privado, academia e governos.

A Conexsus tem escritórios em Belém (PA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e associados nos EUA e na Europa.

Contato: www.conexsus.org | contato@conexsus.org | Tel: +55 91 3456-7890

Como saber se o meu cadastro deu certo?

As informações básicas sobre a organização cadastrada ficarão disponíveis para o público no Mapa do Desafio Conexsus. Pode levar até dois dias úteis para que elas apareçam no mapa.

Para consultar, vá até o painel do lado esquerdo do mapa. Na faixa vermelha, onde está escrito "Desafio Conexsus", clique sobre a lupa que está no canto direito e digite o nome da organização que foi cadastrada para buscá-la.

Veja na imagem a seguir:

O cadastro já terminou?

As cooperativas, associações de produtores e outros negócios comunitários sustentáveis que se enquadram no perfil do Desafio Conexsus ainda podem se cadastrar para aparecer no Mapa e participar do Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis. A partir do cadastro, poderão também participar de outras oportunidades futuras.

Porém, as organizações que se cadastraram até o dia 30 de julho poderão ser convidadas a participar das oficinas regionais e visitas técnicas que serão realizadas de agosto a setembro de 2018. Poderão também participar, a partir de outubro, do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis.

O cadastro já terminou?

O formulário online permanece aberto para organizações que desejam fazer parte da rede do Desafio Conexsus. Participe!

Desde maio de 2018, o Desafio Conexsus realiza o mapeamento de negócios comunitários sustentáveis em todo o Brasil. Durante os três primeiros meses, foi realizado um esforço de busca ativa e intensiva dessas organizações, com a mobilização de diversos parceiros. Por isso, o cadastro para participação das oficinas regionais realizadas em 2018 foi encerrado em julho de 2018.

Além de criar uma base de dados qualificada e atualizada para oferecer uma visão panorâmica dos negócios comunitários brasileiros, o objetivo do mapeamento é também servir de base para um portfólio de negócios com potencial para receber investimento de impacto social e ambiental.

Portanto, o cadastro é importante não só para complementar esse retrato das organizações comunitárias brasileiras, como também como possibilidade de participar da Rede Desafio Conexsus – onde serão compartilhadas oportunidades, conteúdos e possibilidades de cooperação futuras entre empreendimentos e parceiros.

Como saber se o meu formulário online foi enviado?

As informações básicas sobre a organização inscrita ficarão disponíveis no mapa online do Desafio. No canto superior esquerdo existe a opção de busca pelo nome da organização.

Quem pode participar?

Organizações e negócios comunitários em todo o Brasil, como associações e cooperativas, que atuam nas cadeias produtivas de:

  • alimentação saudável e sustentável
  • agrofloresta sustentável
  • sociobiodiversidade e extrativismo
  • pesca artesanal sustentável
  • manejo florestal comunitário
  • turismo de base comunitária

Chamamos essas organizações de negócios comunitários sustentáveis, porque contribuem para a preservação do meio ambiente e da sociobiodiversidade com o uso sustentável do solo e dos recursos naturais, com a preservação e recuperação das florestas e a valorização dos ativos socioambientais. São cooperativas, associações de produtores, negócios sociais e outras formas associativas de organização comercial que geram trabalho e renda para as comunidades.

O que são negócios comunitários sustentáveis?

São cooperativas, associações de produtores, negócios sociais e outras formas associativas de organização comercial que geram trabalho e renda para as comunidades. Atuam em cadeias produtivas como as de alimentação saudável e sustentável, agrofloresta, sociobiodiversidade e extrativismo, pesca artesanal sustentável, manejo florestal comunitário e turismo de base comunitária.

Os negócios comunitários sustentáveis contribuem para a preservação do meio ambiente e da sociobiodiversidade com o uso sustentável do solo e dos recursos naturais, com a preservação e recuperação das florestas e a valorização dos ativos socioambientais.

Quem realiza o Desafio Conexsus?

A Conexsus - Instituto Conexões Sustentáveis, que é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) que visa acelerar a transição para a economia de baixo carbono e fortalecer a resiliência territorial, a partir do desenvolvimento de negócios sustentáveis no Brasil e em países prioritários da agenda climática global. A Conexsus trabalha com o desenvolvimento de um sistema de financiamento híbrido para cadeias produtivas resilientes e a estruturação de modelos produtivos de baixo carbono, baseados em comunidades e no engajamento de múltiplos atores da sociedade civil, setor privado, academia e governos.

A Conexsus tem atualmente escritórios em Belém (PA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e associados nos EUA e na Europa.

Contato: www.conexsus.org | contato@conexsus.org | Tel: +55 91 3456-7890

Como localizo uma organização no mapa?

Para buscar um negócio cadastrado na plataforma, basta digitar o nome, sigla ou palavra-chave referente à organização no campo "Busca", no canto superior direito do mapa.

Como participar?

Se você faz parte de uma organização comunitária com o perfil buscado pelo Desafio Conexsus, basta preencher um formulário online para participar.

Saiba mais sobre o perfil aqui.

Preencha o cadastro aqui.

Como visualizar as informações sobre as organizações no mapa?

Os círculos com números mostram a concentração de organizações em determinadas regiões. Ao clicar sobre esses círculos, o mapa é ampliado para a área em questão, onde aparecem os pontos de localização das organizações e novos círculos, que também representam outras concentrações menores.
Ao clicar sobre o ponto que representa uma organização, abre-se uma janela com as suas respectivas informações fornecidas no cadastro.

No canto superior esquerdo há um campo de busca. Ao digitar o nome de organizações ou palavras-chave, o mapa mostra as organizações que contêm a palavra buscada no nome. Basta clicar sobre a lupa para realizar a busca.

No topo do mapa há uma barra com filtros, onde é possível selecionar itens para uma busca personalizada das organizações. Há também a opção de somar ou subtrair os filtros – "E" para somar, "OU" para subtrair.

Como corrigir ou complementar o cadastro de uma organização?

As organizações podem complementar e atualizar suas informações por meio de acesso restrito – via login e senha ou por um link de acesso que pode ser solicitado.

É possível obter uma cópia dos resultados filtrados no mapa?

Sim. No mapa, o quadro "RESULTADOS", no canto superior esquerdo, lista quais filtros foram selecionados e oferece as opções de visualizar os resultados filtrados e realizar download das informações em formato ".xlsx" – planilha que pode ser aberta em softwares como Excel, Numbers e Planilhas do Google.

Para que o mapa volte ao estado original, basta clicar em “ZERAR FILTROS”.

Deixe aqui sua pergunta: